22 mar 2019

Grupos de WhatsApp no condomínio: Dicas para evitar conflitos

Confira nossas cinco dicas:

Defina o objetivo do grupo (e quem vai administrá-lo)

Alguém teve a ideia de criar um grupo no condomínio. A primeira pergunta a ser feita é: para qual objetivo?

As possibilidades são várias: facilitar a comunicação sobre fatos do condomínio, combinar caronas, avisar sobre movimentos suspeitos, sinalizar ocorrências, divulgar serviços entre vizinhos e muito mais. E o outro ponto importante: será administrado por moradores ou pelo síndico, ou seja, será uma ferramenta oficial do condomínio ou apenas um instrumento de comunicação informal?

 

Conversas particulares devem acontecer por mensagens privadas, não no grupo

No meio de uma conversa, você começou a trocar mensagens apenas com uma pessoa? Continue o papo por mensagens privadas e dê sossego para os outros membros do grupo!

 

Divulgação de serviços e produtos pelo grupo

Se o grupo do seu condomínio é uma ferramenta informal, fica mais complicado estabelecer regras. Por isso, tenha bom senso e pergunte aos membros se eles se importam, por exemplo, de receber mensagens sobre o seu trabalho. O mais importante, como já falado, é sempre refletir sobre o objetivo daquele grupo. A sua mensagem vai atrapalhar ou incomodar? O que estou querendo dizer é muito fora do propósito inicial? Analisando essas perguntas antes de enviar uma mensagem, tudo fica mais fácil.

 

Brigas, desentendimentos e polêmicas: e agora?

Infelizmente, por mais que a tentemos fugir, pode acontecer uma discussão ou debate mais caloroso no grupo. Se o conflito for por causa do condomínio, os envolvidos devem procurar o síndico para resolver o problema. Se a “briga” for pessoal, as outras pessoas do grupo devem ser poupadas de tudo, certo? Resolva o seu problema em conversa privada.

 

O condomínio deve ou não ter grupo de WhatsApp?

O WhatsApp está presente em mais de 120 milhões de celulares do Brasil. Muito provavelmente, o aplicativo de mensagens está instalado no aparelho de todos os seus vizinhos. A ferramenta é um ótimo recurso quando usado com sabedoria e sensatez. Compartilhe notícias sobre o condomínio, envie mensagens que realmente são de interesse de todos naquele contexto e lembre-se: os seus vizinhos estão dentro de vários outros grupos onde já circulam piadas, notícias e outros assuntos. Você não precisa enviar tudo isso para eles outra vez. Recomendamos que o condomínio tenha um grupo desde que a comunicação seja realmente sobre assuntos relevantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR PROPOSTA