16 abr 2019

4 dicas infalíveis para um controle de despesas de condomínio eficaz

Essas dicas são extremamente importantes, pois tornam a gestão do condomínio mais transparente e equilibrada. Além disso, geram economia para todos os moradores e uma melhor aplicação dos recursos do local.

  1. Planeje sempre

Quando se fala em finanças, um bom planejamento é sempre essencial. Em primeiro lugar é preciso ter um retrato da situação atual do condomínio para que se possa, então, saber onde é possível chegar.

Se o condomínio possui dívidas e contas atrasadas, por exemplo, é preciso planejar maneiras de recuperar recursos para sair da crise. Caso haja dinheiro em caixa, pode-se pensar em baratear a taxa de condomínio ou investir em reformas ou outras melhorias, conforme for o interesse dos condôminos.

O que nunca deve acontecer é um controle financeiro às cegas, sem qualquer tipo de planejamento ou estudo prévio.

  1. Registre manutenções e reparos efetuados

Um passo importantíssimo para um controle de despesas eficaz é o registro de todas as manutenções e reparos efetuados, bem como de todas as outras despesas.

Muitas vezes, por serem pequenos e baratos, alguns reparos deixam de ser registrados e não entram na conta do condomínio. Isso faz com que não exista transparência nas contas, além de a visualização da real situação financeira do local ser prejudicada.

Lembre-se de que muitas manutenções e reparos possuem garantia, então a mesma empresa fará a correção do problema, caso ele persista. O registro dessas informações impedirá, então, que o condomínio perca o controle e contrate um novo serviço, gerando despesas desnecessárias.

  1. Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o controle de despesas eficaz em seu condomínio. Atualmente, já existem até aplicativos criados especificamente para a administração de condomínios, com a funcionalidade de controle de despesas e orçamento.

Considere também a possibilidadez de investir em equipamentos e serviços mais modernos, como interfones, sistemas de câmeras de segurança (CFTV), motores de portão, controles de acesso, reguladores de bombas e muitos outros.O investimento nesses equipamentos evitará desperdícios e custos com manutenções, correções e adequações em equipamentos obsoletos.

  1. Contrate uma administradora de condomínios

Os síndicos e condôminos querem o melhor para o local onde vivem e têm as melhores intenções. Entretanto, administrar um condomínio não é tarefa fácil. Além de requerer tempo, o trabalho exige experiência, conhecimento e jogo de cintura.

Por essa razão, muitas vezes o melhor a se fazer é contratar uma administradora de condomínios. A profissionalização do serviço certamente fará com que o controle de despesas seja feito de maneira muito mais eficaz e responsável.

Além disso, os condôminos serão poupados de desgastes com os outros moradores do edifício. Todos terão, ainda, a tranquilidade de saberem que a administração do orçamento do condomínio está nas mãos de profissionais. Podemos oferecer um serviço de excelência sempre pautado na ética e com as melhores soluções! Conheça a Porto Real Imóveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR PROPOSTA